Radio Rolim FM

Clássicos Sertanejos

Geral

Jaru: Internauta registra próximo a cidade, um Gavião Real; Ave considerada a mais poderosa do mundo

Francinei Neves, fez o registro do gavião na propriedade da família na linha 605, km 07, em Jaru.

Jaru: Internauta registra próximo a cidade, um Gavião Real; Ave considerada a mais poderosa do mundo
jaruonline
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 

 

O registro de uma Harpia, que também é conhecida como Gavião Real ou gavião-pega-macaco é considerado um privilégio de poucos. Isto porque esta águia apesar de ser considera uma das maiores do mundo, é discreta e sua presença vem diminuindo devido estar entre espécies ameaçadas de extinção.

Neste sábado (23), o leitor Francinei Neves, fez o registro do gavião na propriedade da família na linha 605, km 07, em Jaru.

O registro foi feito de seu celular, e flagra o animal em um dos momentos em que ele se alimentava de uma iguana.

O gavião real que se alimenta de diversos animais, como preguiças, tatu, macaco e até cachorro do mato, foi muito abatido pelo homem por uma crendice de que ele poderia capturar crianças, o que nunca foi comprovado.

Sobre a ave:  

 

É uma águia enorme, sendo considerada a mais forte do planeta. É a maior ave de rapina brasileira. Mede entre 90 e 105 centímetros de comprimento e apresenta uma envergadura de mais de 200 centímetros.

 

Alimentação

Alimenta-se de animais grandes, como a preguiça-real, mutuns, coatás, macacos-prego e guaribas, filhotes de veados, araras-azuis, seriemas, tatus, cachorros-do-mato, iguanas e cobras. É rápido e forte em suas investidas, sendo capaz de arrancar preguiças agarradas a galhos de árvores. Há relato da captura de um macho de guariba que pesava em torno de 6,5 kg.

 

Distribuição Geográfica

 

Presente no Brasil em regiões florestais remotas, sobretudo na Amazônia, ou em áreas protegidas, como reservas de Mata Atlântica. Existem registros também para o cerrado e pantanal. Encontrado também do México à Argentina.

 
FONTE/CRÉDITOS: Fonte: jaruonline
Comentários:

Veja também