Radio Rolim FM

Clássicos Sertanejos

Mundo

Explosão atinge represa na Ucrânia e ameaça maior usina nuclear da Europa; veja vídeo

Rússia e Ucrânia se acusam mutuamente pela destruição da barragem; Zelensky convocou o Conselho de Segurança em reunião de emergência

Explosão atinge represa na Ucrânia e ameaça maior usina nuclear da Europa; veja vídeo
Rompimento causou inundação na região e forçou evacuação da população
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A cidade de Novaya Kakhovka, localizada na Ucrânia, mas controlada pela Rússia, foi inundada após a destruição de uma barragem hidrelétrica que fica na região. A confirmação da inundação foi feita pelas autoridades russas. Segundo informações das agências de notícias da Rússia, a cidade foi destruída pela inundação. De acordo com o ministro do Interior da Ucrânia, Igor Klymenko, 24 locais foram inundados após a destruição da barragem. O Kremlin diz que destruição parcial foi um “ato de sabotagem deliberado”. “É sem dúvida um ato de sabotagem deliberado da parte ucraniana, que foi planejado e executado por ordem de Kiev”, declarou o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov. O porta-voz rebateu de modo veemente as acusações das autoridades ucranianas, que atribuíram o ataque a Moscou. “A responsabilidade total é do regime de Kiev“, insistiu Peskov, dizendo que um dos objetivos é deixar a Crimeia sem acesso à água.

A estrutura é crucial para o fornecimento de água para a península da Crimeia. A represa havia sido ocupada pela Rússia no começo da invasão à Ucrânia. Segundo a Ucrânia, quase 16 mil pessoas estão na “zona crítica”, ameaçada de inundação, e, segundo Klymenko, ao menos mil civis foram retirados da região destruída pela água. Além disso, a queda da barragem coloca em risco a central nuclear de Zaporizhzhia, que fica localizada a 150 quilômetros da represa. mesmo sendo controlada pelos russos, a usina é mantida por uma equipe ucraniana. Segundo comunicado da Ukrhydroenergo, empresa de geração hidrelétrica na Ucrânia, a central usa água do reservatório para condensadores e sistemas de segurança, como a lagoa de resfriamento. Além disso, foi confirmado que as autoridades estão monitorando os indicadores.

Confira os estragos causados pela destruição da barragem:

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Por Jovem Pan
Comentários:

Veja também