Em 08 de maio, celebramos o Dia Internacional do Burro, data que tem como principal objetivo chamar a atenção para a importância do respeito e proteção dos animais e a valorização de uma cultura de promoção ao bem-estar animal e, em particular, do bem-estar do burro.
Burro é o nome que se dá ao filhote macho do cruzamento entre o jumento (ou asno) ou jegue, com a égua (fêmea do cavalo). Quando o resultado do cruzamento é uma fêmea, chamamos de mula. Eles têm porte pequeno ou médio, orelhas grandes e pelo curto. Burros e mulas nascem estéreis, pois como são resultantes do cruzamento entre espécies com número de cromossomos diferentes, apresentam número ímpar de cromossomos.
O burro é um animal muito sociável, dócil, inteligente e resiliente, que tem assumido, ao longo da história, as mais variadas funções na convivência com os homens, como animais de companhia e também como parceiros de trabalho, carregando carga ou transportando pessoas.
Infelizmente, muitos desses animais sofrem maus-tratos, ficando horas trabalhando debaixo do sol escaldante, carregando cargas pesadíssimas no lombo, e sem comer ou tomar água.
Esses animais são grandes parceiros dos seres humanos, por isso devem ser tratados com todo o carinho e respeito, assim como todos os animais, e devem ser devidamente alimentados, ter água abundante à disposição, ter locais apropriados, espaçosos e limpos para descanso, onde não bata sol e nem faça frio. Além disso, é importante escovar os pelos para remoção de pelos mortos e verificar problemas na pele, como feridas e parasitas; higienizar os cascos com escova própria; fazer a limpeza e remoção de dejetos dos locais onde descansam; e realizar o acompanhamento médico veterinário.
Ao verificar maus-tratos e abandono de animais denuncie às autoridades responsáveis:
Canais de denúncia:
Por telefone: contate a unidade do Policiamento Ambiental mais próxima.
Comentários: