Radio Rolim FM

PUBLI

Geral

Ciclone bomba na Argentina deve trazer onda polar ao Brasil

Apesar dos ventos intensos no oceano, previsão indica baixo risco de danos em terra

Ciclone bomba na Argentina deve trazer onda polar ao Brasil
Foto: Ilustrativa | Divulgação
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um ciclone bomba deve se formar no Atlântico Sul entre esta segunda (22) e terça-feira (23), contribuindo para a chegada de uma intensa massa de ar polar ao Brasil. De acordo com a MetSul Meteorologia, o fenômeno ocorrerá em alto-mar, a leste da Argentina e do Uruguai, afastado da costa.

A previsão indica que o sistema passará por um processo de rápida intensificação, com queda acentuada da pressão atmosférica em apenas 24 horas, característica que o classifica como um ciclone bomba.

A formação de um ciclone bomba ocorre quando há um forte contraste entre massas de ar frio e quente, aliado à alta umidade e condições atmosféricas favoráveis que aceleram a queda da pressão e intensificam rapidamente o sistema.

Em mar aberto, os ventos podem superar 130 km/h, favorecendo a formação de ondas mais altas e aumentando o risco de ressaca nos próximos dias.

Efeitos do ciclone bomba no Brasil

Segundo os meteorologistas, os impactos mais significativos devem ocorrer sobre o oceano. Em terra, o principal efeito será o avanço de uma forte onda de frio, que deve atingir áreas do Sul, Centro-Oeste e até parte do Norte do Brasil, além de países vizinhos como Paraguai, Bolívia e Peru.

A frente fria associada ao sistema também pode provocar temporais isolados durante sua passagem pelo Centro-Sul do país. Nesta terça-feira, no Rio Grande do Sul, as rajadas de vento devem variar entre 40 km/h e 60 km/h, com marcas mais elevadas em regiões costeiras e próximas às lagoas.

A combinação entre vento e a entrada do ar polar deve derrubar a sensação térmica, aumentando a percepção de frio intenso em diversas localidades. A tendência é que o ciclone se afaste rapidamente da América do Sul a partir de quarta-feira (24).

FONTE/CRÉDITOS: Por Caroline Vale/SBT
Comentários:

Veja também